Devo fazer tudo o que eu quero?

Menina-com-dúvidas

Em Gálatas 5: 16-23, Paulo nos diz: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei”.

Nesse texto, o apóstolo Paulo nos orienta a andar em Espírito e não ceder aos desejos da carne, mas buscar o fruto do Espírito.

Neste post, falaremos sobre o fruto TEMPERANÇA, ou seja, domínio próprio, autocontrole.

Somos indivíduos cheios de paixões, desejos e vontades. Deus nos criou assim. Nossas paixões nos movem. Porém, se algum desejo nosso desagrada e entristece a Deus, precisamos renunciá-lo. Por quê? O apóstolo prossegue dizendo:E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.

A partir do momento que escolhemos servir e seguir a Cristo, o “eu” não existe mais. Nós morremos para o mundo e para as nossas vontades e decidimos viver para  Deus. Fazer a vontade DEle.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20)

Ter o domínio próprio em dizer NÃO para aquilo que anseio só é possível através da ajuda do Espírito Santo. Abrir mão do “Eu” é um encargo extremamente difícil, pois temos a tendência de sermos orgulhosos e egocêntricos. Mas se quisermos herdar o Reino do Senhor, precisamos entregar o domínio de todas as áreas de nossa vida a Ele.

É preciso dizer NÃO aos desejos sexuais quando eles ainda não podem ser supridos. NÃO para a bebedeira. NÃO para as drogas. NÃO para a mentira. NÃO para a preguiça. NÃO para a fofoca. NÃO para a vingança. NÃO para a pornografia. NÃO para o adultério. Enfim, é preciso dizer NÃO para aquilo que somos tentados a dizer sim. Jesus Cristo morreu para perdoar os nossos pecados e para que fôssemos salvos. Viver para Ele é permitir que Sua Glória seja manifesta em nós.

Inúmeras pessoas não aceitam o cristianismo alegando quem em Cristo não há liberdade. Porém, quem não está NEle, escravo do pecado é. Somos livres! “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. (Romanos 8:1)

O autocontrole é fruto do Espírito, sendo assim, só é possível tê-lo quem possui o Espírito Santo. A oração, o jejum, a vigilância, o estudo e a prática da Palavra de Deus, são atitudes que nos aproximam do Senhor. Busquemos então uma vida plena de santificação e consagração para conseguirmos a vitória.

Portanto, devo fazer o que eu quero? A resposta é NÃO. Você pode fazer o que quiser, mas não deve. Entende a diferença?

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (I Coríntios 6:12) 

______________________
Agda Marianne

 

Anúncios

8 comentários sobre “Devo fazer tudo o que eu quero?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s