Usos e Costumes II| A Bíblia proíbe mulher usar calça?

woman

Caros amigos e irmãos, cá estou eu, mais uma vez, para falar sobre este tema. Para quem não viu, já escrevi algo relacionado, veja aqui: Usos e Costumes I| Mulher cristã pode usar joias?.

Infelizmente, algumas igrejas e pastores, mantém seus fiéis numa rédea curta. Dominam diversas áreas de suas vidas com proibições vazias que não têm fundamento na Bíblia, a Palavra de Deus. É a forma errada de interpretar e ensinar sobre os “usos e costumes”.

Utilizam versículos para se justificarem, mas estes mesmos versículos se auto justificam. Não existe qualquer texto bíblico que proíba uma mulher de cuidar de sua aparência, de se arrumar, de passar um esmalte nas unhas, de colocar um brinco ou um colar ou mesmo de fazer um penteado em seus cabelos e usar maquiagem. Todos esses textos, diferentemente de proibir, recomendam a moderação, o bom senso e a decência. E ressaltam que a beleza exterior deve ser insignificante se comparada com a interior. Uma mulher deve ser reconhecida por seu caráter e por suas boas obras, não pela aparência. Se ela refletir no seu exterior, o que está no interior, provavelmente se vestirá de forma correta. Mas não há proibições quanto ao que já mencionei, exceto em casos muito específicos.

Mas hoje quero abordar sobre o uso de calças.  Pasmem, é isso mesmo, ainda existem proibições quanto às mulheres usarem calças.

Quem defende essa tese apoia-se neste versículo:

“A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede” (Deuteronômio 22:5)

Porém, na época de Moisés, a calça nem havia sido inventada. Então, o texto está se referindo aos travestis, ok?! Existem roupas que são tipicamente masculina e feminina, como as íntimas, mas a calça está longe de ser um vestuário exclusivamente masculino. É por isso que existem as calças masculinas e calças femininas. E convenhamos que uma calça é, muitas vezes, mais decente que algumas saias justas que as irmãs costumam usar.

De acordo com pesquisas que fiz, os indícios das primeiras calças vieram do vestuário persa no século VI a.C e as mulheres também usavam. Depois disso, ela foi adotada por diversos povos, chegando a Europa Ocidental, onde passou a ser usada como uma obrigação para os homens,  mas jamais pelas mulheres. Só depois que voltou a ser utilizada pelas mulheres. Mas vimos aqui, através deste rápido estudo, que não houve participação de Deus na proibição, mas sim de homens.

A minha intenção com este texto não é que você se revolte com a igreja, pastor ou com os irmãos tradicionais, pois isso sim é errado. Você deve respeito a eles! Só quero apenas que você leia e estude a Bíblia antes de acreditar apenas no que te dizem. E, principalmente, não condene aqueles que entenderam a diferença entre os ‘usos e costumes’ e as leis de Deus.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos” (Romanos 8:27)

__________________________

Agda Marianne

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Usos e Costumes II| A Bíblia proíbe mulher usar calça?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s