Como Eu Era Antes de Você

IMG_20151116_201736

Título: Como Eu Era Antes de Você/ Autor: Jojo Moyes/ Páginas: 320/ Editora: Intrínseca

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade – um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas – e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Este livro é um daqueles que deixa aquela sensação de quero mais, sabe?! Chorei, fiquei reflexiva durante alguns dias. Mas, para a minha felicidade, a história foi adaptada para o cinema e está prestes a ser lançada. Assim, conseguirei ter uma melhor lembrança de Lou e Will que, sem dúvidas, ficarão registrados em minha memória por muito tempo.

Will era um jovem rico, bem sucedido, aventureiro, que teve a sua vida paralisada após um acidente que o deixou tetraplégico. Esta situação fez dele uma pessoa amargurada, fria, triste, sem vontade de viver. Inclusive, já havia tentado suicídio, rasgando os pulsos num prego que ficou exposto no canto de um móvel. Mas a tentativa foi frustrada quando o seu pai chegou a tempo de socorrê-lo. Porém, Will não deu outra alternativa à sua família, a não ser concordar com algo terrível que pretendia fazer, ir para a Clínica Dignitas, especializada em suicídio assistido, na Suíça. Seus pais pediram, no entanto, um tempo de seis meses, na esperança de que neste intervalo algo pudesse acontecer para fazê-lo mudar de ideia.

como1

Em outro cenário, existe Louisa Clark, uma jovem mulher, carismática, divertida, com um estilo exótico, de família humilde que, desempregada e precisando ajudar financeiramente sua família, aceita trabalhar na casa dos Traynor como cuidadora de um tetraplégico, que no caso, é Will.

No início, a relação dos dois foi bem difícil. Will era sempre rude e grosseiro. Mas, aos poucos, Louisa (carinhosamente chamada de Lou), com sua personalidade forte e sincera, conquista a confiança de Will, pois, diferente dos outros, o trata como uma pessoa normal. E no momento em que já haviam criado uma certa empatia, Lou descobre, por acaso, o plano de Will de tirar a própria vida. Destemida, começa a pesquisar por atividades e viagens que possa levar Will a fazer e cria um cronograma de atividades, para que talvez assim, o mesmo encontre novamente a alegria de viver.

Entre viagens e passeios, que nem sempre saíram como o planejado, surge um sentimento entre os dois. Sentimento este que pode fazer Will mudar de ideia. Ele a ensina a melhor aproveitar a vida e as oportunidades. Ela o ensina a simplicidade do amor e o encanto que há por traz de cada coisa simples.

11255170_909017045827877_1036235220_n

E o que acontece? Será que Will muda os seus planos de ir para a Dignitas? Só lendo o livro para saber (haha).

Como eu era antes de você é um livro sobre amor, amizade, vida e família. Retrata também como é difícil a vida de um cadeirante em seu dia-a-dia, os preconceitos e limitações. E, sinceramente, me senti mal algumas vezes, imaginando-me na situação do personagem. Comecei a admirar ainda mais as pessoas que vivem nesta situação e que mesmo assim não se frustram, sendo exemplos de fé e determinação para outros.

Se eu fosse você, não deixaria de ler. Um beijo e boa leitura!

Deixo aqui, algumas cenas disponibilizadas dos bastidores do filme que será lançado no dia 03 de junho de 2016, nos Estados Unidos.

11391390_10205110730662535_3791464923896639197_n

will

“Poucas coisas ainda me fazem feliz e você é uma delas”

 – Como eu era antes de você.

10 comentários sobre “Como Eu Era Antes de Você

  1. O livro não é lindo?
    li ele há mais de um ano e mesmo assim toda vez que vejo o título vem uma
    sensação que não sei identificar dentro de mim.
    Sempre recomendo ele a todas as pessoas; mesmo eu sabendo que vou faze-las chorarem com isso rs.
    Estou ansiosa pelo filme sim e pela segunda parte do livro que é “depois de você”.
    Ai ai, que saudade!!!
    beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tenho ensaiado para ler esse livro desde que li “A última carta de amor”. Mas, não ando muito animada para esse tipo de livro.. Mas, juro que ele me desperta uma certa curiosidade. E, linda a caneca… eu adorooooo Canecas… tenho um montãoooo….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

