Usos e Costumes I| Mulher cristã pode usar joias?

mulher-crista-joias
Este assunto é um tanto polêmico, chato e repetitivo, eu sei… Porém,  têm pessoas que ainda não entendem e criticam e/ou condenam. Ok, não quer usar? Acha errado? Tudo bem, respeito a sua opinião. Mas entenda que isso se encaixa em “usos e costumes” e a Bíblia não proíbe.

Sou cristã de berço e desde pequena fui ensinada que usar joias, calças e etc., não era correto. Porém, a igreja foi se aprofundando mais no estudo da Palavra de Deus e se ajustando. Há diferenciação entre mandamentos e costumes. Pra entender o que pode e o que não pode, é preciso analisar todo o contexto e não focar apenas em trechos.

Tá, mas vamos ao que interessa, às passagens bíblicas:

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. (1 Timóteo 2:9,10)

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; (1 Pedro 3:3-5)

Analisando esses versículos, observamos que não há proibição, mas sim uma recomendação. Os apóstolos recomendam que haja discrição e decência. As mulheres não devem usar roupas e acessórios pelas motivações erradas, porque sua beleza deve estar no coração, caráter e boas obras. Devemos chamar atenção para Cristo e não para o “eu”.

Não é errado nos arrumarmos e embelezarmos exteriormente, porém, devemos nos preocupar mais com o nosso interior, pois é isso que Deus valoriza. Temos que ser lembradas e vistas por aquilo que somos, pelo o que há de bom em nós e não por aquilo que usamos.

As servas de Deus na antiguidade usavam joias, era um costume entre elas. Mas elas não são conhecidas por isso, mas por suas boas obras, obediência, humildade e caráter, como Rebeca e Ester.

Existem irmãs em algumas igrejas que usam saias abaixo do joelho, não cortam os cabelos e nem usam maquiagens e adornos, mas vivem fazendo fofocas e intrigas. Isto é só um exemplo de que o que torna uma mulher virtuosa não é o exterior, mas sim o seu coração.

Porém, irmãzinhas e irmã Agda (sim, eu também), cuidado! Não usem esse argumento como desculpa, ajam com moderação. (Ok, Deus, entendi!)

Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem. Provérbios 27:19

_________________________________________________________

Agda Marianne
Colaboração de Arildo Gomes do blog Blog do Arildo

Anúncios

3 comentários sobre “Usos e Costumes I| Mulher cristã pode usar joias?

  1. Muito sóbria a sua análise, e a propósito, para as pessoas que condenam as mulheres por ficarem mais bonitas e arrumadas, saiba que nelas se aplicam as palavras de Mateus 15: 11 “11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Então, para quem denigre uma mulher por agir assim, está muito pior diante do Criador.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Paloma Silva

    Esse assunto é muito chato. Às vezes eu acho que até Deus se irrita com essas coisas kkkk

    As coisas de Deus são muito maiores. Mas infelizmente, estamls vivendo tempos de Eli, geração que conhece Deus mas está cego e surdo pra palavra e pra voz dEle.

    #voltajesus

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s