Jesus Cristo NÃO nasceu em dezembro!

nascimento-de-jesus-05

Dezembro, o mês em que se comemora o Natal, o nascimento de Jesus, aquele que veio para morrer por nossos pecados e nos dar uma nova chance. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

“Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”. (Lucas 2:14) JESUS NASCEU!! O acontecimento mais aguardado pela humanidade. Deus, o Filho, se fez homem para nos salvar.

O nascimento de Jesus foi anunciado desde a queda do homem no Jardim do Éden até o seu precursor João Batista, por meio de profecias.  E ele veio. Nasceu de uma virgem e contrariando as expectativas dos homens, nasceu num lugar simples, sem luxo. Mesmo sendo Rei e Salvador, nasceu de forma humilde, mostrando ao mundo que o que realmente importa é a  fé e o amor. Foi preciso ver além das aparências. Jesus viveu e VIVE no meio daqueles que o amaram/amam, independente da classe social, cultura ou raça. (Êta Deus maravilhoso!)

Mas vou te dizer uma coisa que talvez você não saiba, JESUS NÃO NASCEU NO DIA 25 DE DEZEMBRO! Ninguém sabe a data exata de seu nascimento, a Bíblia não relata. Mas ela nos dá fortes razões para crer que não foi em dezembro.

Em Belém, onde Jesus nasceu, o mês judaico de quisleu, que corresponde a novembro/dezembro, era um mês frio e chuvoso. O mês seguinte era tebete, dezembro/janeiro, era o mês em que ocorriam as temperaturas mais baixas do ano. E a Bíblia nos diz que os pastores estavam no campo cuidando das ovelhas na noite em que Jesus nasceu. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura (Lucas 2:8-12). Provavelmente os pastores não estariam no campo se o clima estivesse frio e/ou chuvoso.

Outra razão é que uns dias antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando um recenseamento e que toda a população deveria fazer o registro em suas próprias cidades. Em muitos casos, as viagens poderiam levar semanas. E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade (Lucas 2:1-3). É pouco provável que César obrigaria os seus súditos a realizarem longas viagens na época de inverno.

Entende?

Estudos indicam que Jesus possa ter nascido em outubro. Chegaram a essa hipótese levando em conta a data de sua morte, que ocorreu durante a Páscoa Judaica. Ele tinha cerca de 30 anos no início de seu ministério  (Lucas 3:23), que durou 3 anos e meio.

Mas por que então o Nascimento de Cristo é comemorado no dia 25 de dezembro? Estudiosos dizem que esta data foi escolhida pelos líderes da Igreja para que coincidisse com as festas pagãs dos romanos dedicada ao nascimento do sol inconquistado, que comemorava o solstício do inverno. Assim, o cristianismo faria mais sentido para os pagãos convertidos.

Declaro que NÃO SOU CONTRA À COMEMORAÇÃO AO NASCIMENTO DE CRISTO! Acredito sim que deva ser comemorado. Devemos lembrar todos os dias de sua vinda, pois foi através dela que tivemos vida. Já que não temos uma data exata do seu aniversário, apoio em que se crie uma data “simbólica” para esta comemoração. Gosto muito de ver as famílias reunidas, renovando seus votos de amor uns com os outros e etc. Porém, não concordo que seja misturada com festas pagãs. Então, por isso, não comemoro o natal no dia 25 de dezembro e nem apoio famílias cristãs que enfeitem suas casas com luzes e árvores de natal, principalmente, que se faça apologia ao Papai Noel.

Apesar de o nascimento de Cristo ter sido o acontecimento mais maravilhoso de todos os tempos, foi a sua morte que nos proporcionou vida,  vida em abundância. Por Sua graça fomos salvos. Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu e RESSUSCITOU. É isso que importa!

Você, que ainda não aceitou Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, repense. Pois Ele está às portas e bate, permita que Ele entre.

Que Ele esteja vivo nos corações de vocês                       ❤

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
__________________________________
Agda Marianne

6 comentários sobre “Jesus Cristo NÃO nasceu em dezembro!

  1. Emmanuel Barros

    Na realidade os meses mais certos como natal de Jesus e’ maio/junho, meses muito quentes que obrigavam os pastores a permanecerem com os rebanhos no campo, bem mais frescos durante esta época. A transferência se deu em função do culto ao deus-sol e sua adoração máxima que ocorria no solstício, no dia 25/12. Não há qualquer problema em se comemorar neste dia, já que o importante e’ lembrar Cristo Salvador.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi Emannuel, obrigada por seu comentário. Maio, junho, outubro, são todos hipóteses, né?! Não há problema em comemorar o nascimento de Cristo em dia nenhum. Seu nascimento, morte e ressurreição devem ser lembrados todos os dias. A minha opinião contra sobre a comemoração no dia 25, é o fato de muitos envolverem características de festas pagãs. Entende? É isso. Fique na paz.

      Curtir

Deixe um comentário