Ministério Jovens Solteiros. Como funciona?

Quero compartilhar com vocês, através deste post, um pouco da experiência que tive este ano à frente de um ministério na igreja em que congrego, Igreja Adventista da Promessa em Primavera do Leste – MT.

Desde que recebi de presente de um pastor amigo em 2011 o livro Romance à Maneira de Deus, surgiu em mim uma vontade grande de transmitir os ensinamentos dele aos demais jovens. Porém, não tirei os planos do papel. Mas aquela ideia, vez ou outra, surgia em minha mente, principalmente ao ver a triste realidade de muitos jovens, dentro e fora da igreja, caindo em pecados como a promiscuidade.

E então, no começo deste ano, fui convidada pelo pastor local a criar e assumir a liderança do Ministério Jovens Solteiros na igreja. Digo a vocês que tem sido uma BÊNÇÃO, graças a Deus. O Senhor tem nos ajudado até aqui. Acredito que vidas foram transformadas através dos ensinamentos e do mover do Espírito Santo.

O Ministério tem por objetivo instruir os jovens solteiros a viverem o melhor de Deus para as suas vidas, direcionando-os a  buscar a vontade do Senhor, principalmente na área sentimental. Os encontros são realizados bimestralmente (ou quase) e tratamos de assuntos, como: pureza, espera, sonhos, auto estima, carência, casamento, sexualidade e etc.

Engana-se quem pensa que os encontros são marcados para arranjar um namorado ou namorada, o intuito não é este.  Mas o de conversar sobre as nossas dúvidas, medos, fraquezas, compartilhar experiências e estudar o que a Bíblia Sagrada nos orienta.

O nosso primeiro encontro foi realizado no dia 01 de março de 2015, com o tema “Romance à Maneira de Deus”, tendo o livro como base. Uma das coisas que tratamos neste encontro, foi sobre o desejo que Deus tem de que possamos construir nosso relacionamento de futuro casamento como se estivéssemos construindo castelos. Porque tanto os casamentos quanto os castelos são projetados para durar. Neste dia, aprendemos alguns passos de como construir este castelo e no próximo encontro, que foi realizado dia 12 de julho, falamos sobre os demais passos para a construção deste castelo de sonhos. Se alguém tiver interesse em conhecer esses passos, recomendo a leitura do livro.

No intervalo desses encontros, assistimos o filme A Filha do Pastor, no dia 02 de maio. O filme conta a história de uma filha de Pastor, que entre uma saída e outra é encantada por um cantor de teatro, que a convida para participar de uma turnê para cantar e atuar com ele. Ela logo se encanta e vai se entregando para ele. Briga com o pai e sai de casa. Todavia esta aventura traz muitas consequências indesejáveis para ela. Também recomendo que vejam este filme, como foi indicado aqui.

Ministério de Jovens Solteiros - Pva do Leste - MT (1) CAPA
I Encontro do Ministério Jovens Solteiros da Igreja Adventista da Promessa de Primavera do Leste – MT, com a participação de jovens de outras denominações.
11692697_1448842222088651_3968478479129212042_n
II Encontro do Ministério Jovens Solteiros.

O III Encontro foi realizado no dia 22 de novembro e foi muito especial, pois contamos com a presença do psicólogo Maycom Johni Corvetto para falar sobre o tema: O Perigo da Carência.  Neste encontro vimos o quanto a insegurança e a baixa auto estima podem nos conduzir a relacionamentos auto destrutivos, o que fazer para aumentar a aumentar a auto estima e aprender a reconhecer os nossos valores.

No início, realizamos uma dinâmica quebra-gelo chamada Um Sorriso Milionário.  Após, tivemos a conversa com o psicólogo e para finalizar, realizamos a dinâmica Para quem você tira o chapéu?, onde foi colocado um espelho no fundo de um chapéu e todos fizeram sua autoanálise, reconhecendo valores, defeitos e qualidades.

IMG_20151122_093001310
Dinâmica: Um Sorriso Milionário
IMG_20151122_094551355_HDR
Palestra com o psicólogo Maycom Corvetto
IMG_20151122_110813506_HDR
Dinâmica: Para quem você tira o Chapéu?

IMG_20151122_114240792

 

E então, no dia 06 de dezembro,  realizamos o último encontro do ano. Este também foi muito especial e emocionante. Na semana anterior ao evento, entrei em contato com todos os pais e pedi para que fizessem uma carta aos filhos dizendo o que mais admiravam neles e o que esperavam para o futuro deles, sem que os filhos soubessem. No dia,  cada um leu a carta de um amigo. Foram momentos de muita emoção e alegria. Mostramos um vídeo da retrospectiva do ano e ao final foram sorteados brindes.

Espero que o trabalho continue em 2016 e que o Senhor permaneça a frente de tudo e de todos.

Obrigada! ❤

“Que o Senhor nos veja e nos guarde”.

Anúncios

8 comentários sobre “Ministério Jovens Solteiros. Como funciona?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s