Desperte a Criatividade e “Eureka”!

criativo

Devido ao avanço tecnológico, temos acesso a informações a todo o momento. As atividades corriqueiras que antes exigiam certos esforços, hoje são exercidas com mais facilidade. Exemplo: Há uns anos atrás, para realizar um trabalho escolar, eram necessárias muitas pesquisas em livros da biblioteca. Hoje, com um simples clique no Google, temos o mundo em nossas mãos.

É evidente que todos esses avanços trouxeram benefícios para o mundo e para as nossas vidas. Porém, nosso cérebro fica cada vez mais acomodado e menos utilizado, impotente. Não desenvolvemos mais, como antes, nosso raciocínio, criatividade, senso crítico, analítico, enfim, nosso cognitivo. Tomamos para si opiniões de outros com apenas um Ctrl C e Ctrl V.

Aceitamos regras que nos são impostas sem ao menos entender o motivo, o porquê e essa falta de curiosidade afeta nossa capacidade de tomar iniciativas. Exemplo: Existem várias congregações evangélicas pelo mundo que seguem seus próprios regimentos de doutrina. Porém, muitos cristãos se acomodam ao que é imposto, sem ao menos entender o motivo da regra. Não faz isso, não faz aquilo, simplesmente porque a igreja não permite. Mas nunca tiveram o interesse de abrir a Bíblia Sagrada (manual dos cristãos) para verificar o que o Livro realmente diz.

Já ouvi muitos dizerem “Em time que está ganhando, não se mexe”, certo. Porém, se mexesse, talvez tivesse a chance de ser além de um time vencedor, espetacular. Para saber se algo dará certo, é preciso ter a coragem de ousar, quebrar regras, arriscar.

E como podemos exercitar o nosso cognitivo para um estalo perceptual ou o “Eureka”, como muita gente diz?

O neurocientista norte-americano, Larry Katz, criou o que é chamado de neuróbica, ginástica específica para o cérebro. Da mesma maneira que o nosso corpo precisa estar ativo para ter mais disposição, a nossa mente também necessita. O objetivo da neuróbica é estimular os 05 sentidos do cérebro através de exercícios. Fazer de forma diferente o que é realizado diariamente.

Pesquisando, obtive algumas dicas simples e específicas para o exercício da criatividade, que podem ser aplicadas no nosso dia-a-dia, que gostaria de compartilhar com vocês. Dentre elas, temos:

1 – Expanda o seu horizonte: 
Saia da sua zona de conforto: leia livros de autores diferentes, assista a filmes desafiadores, estude um novo idioma, etc. Busque por situações que possam trazer mais experiências e utilize-as para ter novas ideias.
2 – Analise de outros ângulos: 
Se você está realmente acostumado a sua "rotina criativa", é essencial que você se esforce para analisar as situações de outro ângulo. Se o seu cérebro está tendo dificuldade para ter novas ideias, mude as palavras e os termos. Vá para um lugar totalmente novo. Instigue um brainstorming e, a partir disso, será mais fácil pensar em coisas inovadoras.
3 – Conheça novas pessoas:
Um grande bloqueio para a criatividade é estar sempre com as mesmas pessoas, falando sobre as mesmas coisas. Esforce-se para conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Falem sobre coisas diferentes e aborde novos assuntos.

Fonte: Universia Brasil

Somos os únicos seres racionais da Terra, capazes de pensar, refletir, criar. Vamos potencializar o nosso cérebro para que, direta e indiretamente, possamos contribuir para a melhoria de nosso mundo, criando e inovando.

(Agda Marianne)

19 comentários sobre “Desperte a Criatividade e “Eureka”!

  1. Odilar Júnior

    Agda, este post foi show!
    É verdade, com as facilidade de hoje em dia e o tempo disponível cada vez mais escasso, acabamos nos acomodando e optamos pelo caminho mais fácil. Daí o chamado a sair da zona de conforto.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Verdade… Sempre aconselho minha filha. É pra ler, não é pra sair por ai dizendo amém pra tudo, é preciso conhecer de tudo um pouco e aprender a refletir. Reflexão é um exercício que precisa ser praticado continuamente, caso contrário fica estagnado.

    Beijocas, Agda!

    Curtido por 3 pessoas

  3. Muito bom essa reflexão Marianne, confesso que eu já conhecia todos estes tópicos de ajuda que incitam a criatividade, mas estou de certa maneira 50% cômodo e não saio para ser curioso (como o leitor comentou)! Minha profissão exige isso, e é apaixonante pois através da arte da arquitetura eu posso mudar o mundo! Sou seu fã número um, e quero deixar meu beijo e abraço super carioso pra ti!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário